Filhotes disponíveis - Façam suas Reservas!

quinta-feira, 17 de abril de 2014

DERMATITE ATÓPICA CANINA

Canil Germany Golden
Atopia é uma predisposição genética para o desenvolvimento de alergias aos fatores ambientais. No cão, normalmente se manifesta como uma doença de pele inflamatória, pruriginosa, crônica e frequentemente, chamada de “dermati-te atópica”.
A principal manifestação da dermatite atópica é a coceira na pele, o que faz com que o animal arranhe, esfregue, lamba ou mastigue as áreas afetadas constantemente. Essa coceira é provocada pela inflamação da pele, que apa-rece como uma erupção vermelha. Algumas faces são mais comumente afeta-das: face, lábios, olhos (conjuntivite), ouvidos (otite), espaços interdigitais (en-tre os dedos), dobras de pele (axila e virilha).
No início, a coceira pode, ser tão insuportável que o cão vai se coçar dia e noi-te, se tornando um problema para os proprietários. Quando sem tratamento, a inflamação pode atingir um estado crônico. Por causa da coceira e dos ferimentos secundários, a pele pode ficar avermelhada ou quebradiça em áreas onde a lambedura é constante. Pode-se também ter a pele ulcerada, espessa e escura, com uma aparência grosseira.
A coceira excessiva, pode deixar o cão irritável ou até mesmo agressivo e afe-tar negativamente o seu apetite. Devido a inflamação, o animal está exposto a outras infecções, como por exemplo, piodermites, que irá afetar sua saúde em geral e, por vezes, fazer com que o cão cheire mal.
Algumas raças são pre-dispostas a uma atopia: American Staffordshire Terrier, Boston Terrier, Boxer, Bull Terrier, Cairn Terrier, Cavalier, king Charles, Dálma-ta, Bulldog Ingles, Bulldog Frances, Fox Terrier, Pastor Alemão, Golden Retriv-ier, abrador Retrivier, Lhasa Apso, Pug, Schnauzer, scottish Terrier, Setters, Shar Pei, Shih Tzu,West highland White Terrier.
Mas antes de alertar os proprietários indevidamente, é importante que eles es-tejam cientes do problema para que possam aprender a detectar os sinais de alerta da dermatite atópica. Não existe uma vacina contra a Dermatite atópica, o melhor conselho é que o proprietário mantenha uma vermifugação regular e tenha um maior cuidado com parasitas externos.
Alguns exames complementares são de valor inestimável para o médico veteri-nário estabelecer um diagnóstico preciso e um plano de tratamento específico para a dermatite atópica. Em um consultório veterinário, dois exames rápidos podem fazer uma grande diferença: 
- Raspado Cutâneo que consiste na raspagem da superfície da pele até abai-xo da derme. Uma vez que o raspado é espalhado por uma lâmina, esta amos-tra permite que se procure parasitas microscópios que possam ser a causa do prurido (ácaros da Sarna, por exemplo)
- Citologia Cutânea consiste em pegar o conteúdo de uma lesão, coloca-lo em uma lâmina e colori-lo, de forma a se avaliar a presença de células inflama-tórias, leveduras ou bactérias.
Os cuidados com a pele e os pelos dos animais podem ajudar, a pele é a sede da inflamação e coceira, e é também o principal ponto de entrada para alérge-nos. Portanto, tratar a pele do cão regularmente com produtos tópicos especi-ais, tais como: shampoos, que removem os alérgenos da pele e a hidrata, cre-mes e loções que reconstituem o filme cutâneo, géis de rápida absorção, emul-sões e suspensões e soluções anti-sépticas é essencial para aliviar e reduzir as fontes de alergia.
E nunca subestime a tarefa de cuidar de um animal atópico. O proprietário po-de desanimar a qualquer momento, de forma que sua motivação deve ser mantida com o acompanhamento regular e suporte ao proprietário quando ocorrerem as crises.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

<<

Federation Cynologique Internacionale

Weltunion der Vereine für Deutsche Schãferhunde União Mundial das Sociedades de Pastores Alemães

Núcleo de Criadores Cães Pastores Alemães de Rio Preto

Confederação Sul Americana do Pastor Alemão

Canil Germany Golden

Sociedade Brasileira de Cães Pastores Alemães

  ©Canil Germany Golden - Todos os direitos reservados.

Template by Clube dos Psitacídeos® | Topo